Tropicalismo
O movimento surgiu da união de uma série de artistas baianos, no contexto do Festival de Música Popular Brasileira promovidos pela Rede Record, em São Paulo e Globo, no Rio de Janeiro.
A Tropicália, Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo); misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha objetivos comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960. O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Torquato Neto, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé); manifestações artísticas diversas, como as artes plásticas (destaque para a figura de Hélio Oiticica), o cinema (o movimento sofreu influências e influenciou o Cinema novo de Gláuber Rocha) e o teatro brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa). Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso, denominada exatamente de "Tropicália".
Cinema Novo
Cinema Novo é um movimento cinematográfico brasileiro, influenciado pelo Neo-realismo italiano e pela "Nouvelle Vague" francesa, com reputação internacional.Surge em circunstâncias idênticas ao do movimento homónimo português, também referido como Novo Cinema.
Um grupo de jovens frustrados com a falência das grandes companhias cinematográficas paulistas resolveram lutar por um cinema com mais realidade, mais conteúdo e menor custo. Foi nascendo o chamado Cinema novo.
Tudo começa em 1952 com o I Congresso Paulista de Cinema Brasileiro e o I Congresso Nacional do Cinema Brasileiro. Por meio desses congressos, foram discutidas novas idéias para a produção de filmes nacionais. Uma nova temática de obras já começa a ser abordada e concluída mais adiante, por uma nova fase do cinema que se concretiza na década de 50.
Principais nomes do cinema novo:
- Cacá Diegues;
- Glauber Rocha;
- Joaquim Pedro de Andrade;
- Leon Hirszman;
- Nelson Pereira dos Santos;
- Roberto Santos;
- Rogério Sganzerla;
- Ruy Guerra.
Saiba mais: Sobre Cinema novo:
http://paulo-v.sites.uol.com.br/cinema/cinemanovo.htm
Diferenças entre tropicalismo e cinema novo:
http://adignidadedadiferenca.blogs.sapo.pt/34935.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário