segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Algumas relações... :)




  • Público e ator - Quando ocorre uma 'conexão' entre o ator e o público, é como se acontecesse uma 'mágica'. O público fica aflito com tudo o que ocorre, mesmo sabendo que se trata de uma ficcção (quase sempre). Por exemplo, se no final acontece algo como: "E ele encontrou o amor da sua vida, se casaram e viveram felizes para sempre." Automáticamente se você estiver ligado ao espetáculo você também fica feliz pelo ator se demonstrar realizado.

"Muitas vezes me pego no final de um filme com um sorriso no rosto."

Ou quando ocorre uma tragédia ficamos tristes. Por exemplo: "E quando tudo ia bem, o amor da sua vida foi arrancado de seus braços." Quem não chorou ou pelo menos ficou um pouquinho chateado no final de Um amor para recordar? Ou quem não ficou com uma dózinha no coração por ter visto o Richard ficar sem os pais na Lagoa azul? Essa relação entre o ator e o público é legal, ela acontece várias vezes sem ao menos a gente notar...


  • Comunicação e linguagem teatral  - A linguagem no teatro é poderosa, com alto poder de síntese, rica de possibilidades estéticas e capaz de proporcionar impacto múltiplo e diversificado. Como toda linguagem, o Teatro tem gramática e vocabulário próprios e serve para comunicar qualquer conteúdo.
Comunicação - são as maneiras de se passar alguma mensagem.
Creio que no teatro, comunicação seja a maneira de se passar algo e linguagem uma maneira mais aprofundada de um estudo maior baseado na comunicação.
Por exemplo, "Eu comprimento Maria" é uma maneira de se comunicar com ela, agora "Eu comprimento Maria falando em Inglês" já é a linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário