segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Teatro


O teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

Elementos básicos do teatro

  • Texto - O Texto Teatral apresenta características da narração. Só que não apresenta um narrador. Os fatos (ações) ocorrem por meio de diálogos. O Texto Teatral apresenta discurso direto (Fidelidade na reprodução da fala dos personagens). O Texto Teatral não e igual ao Gênero Dramático.
Como montar um texto teatral?

Apresenta introdução, complicação, clímax e desfecho.
Introdução: Momento da narrativa em que os fatos iniciais são apresentados (Espaços, personagens e situação inicial).
Complicação: Momento da narrativa em que surge um problema gerando a ação dos fatos.
Clímax: Ponto de maior tensão da narrativa.
Desfecho: Conclusão do Texto.

 
O texto teatral é um discurso direto, ou seja, sem narração, o tempo é delimitado, toda a história tem que acontecer no tempo do espetáculo. É formado somente pela fala dos personagens. Primeiro vem o nome de quem vai falar e depois o que é dito, podendo ter antes da fala observações, como o estado de espírito do personagem ou observações cênicas; que são as rubricas. (vêm geralmente entre parênteses).
Ex: Diogo (ajoelhado, com felicidade no rosto) diz: Maria, deseja-se casar comigo?

  • Ator - Nas artes cénicas, um ator/atriz é a pessoa que cria, interpreta e representa uma ação dramática baseando em textos, estímulos visuais, sonoros e outros, previamente concebidos por um autor ou criados através de improvisações individuais ou colectivas; utiliza recursos vocais, corporais e emocionais, apreendidos ou intuídos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias e ações dramáticas propostas; pode utilizar-se de recursos técnicos para manipular bonecos, títeres e congéneres; pode interpretar sobre a imagem ou a voz de outrem; ensaia procurando aliar a sua criatividade à do encenador; atua em locais onde se apresentam espetáculos de diversões públicas e/ou nos demais veículos de comunicação.

    Curiosidade: O primeiro ator da história chamava-se Tespis, que criou o monólogo ao apresentar-se em plena Dionisíaca, na Grécia Antiga, no século V a.C. em Atenas.
Confere aí! Tem várias dicas!



  • Público - A pessoa que assiste a peça, o final, o 'para que' que todo o trabalho foi criado.
Dica: Ação dramática -  Soma da vontade da personagem, da decisão e da mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário