O romantismo não se encontra nem na escolha dos temas nem em sua verdade objetiva, mas no modo de sentir. Para mim, o romantismo é a expressão mais recente e atual da beleza. E quem fala de romantismo fala de arte moderna, quer dizer, intimidade, espiritualidade, cor e tendência ao infinito, expressos por todos os meios de que as artes dispõem" [Baudelaire]
Principais características: a valorização dos sentimentos e da imaginação, o nacionalismo, a valorização da natureza e os sentimentos do presente como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
- Pintura - meio que volta ao barroco, composição em diagonal dando sensação de instabilidade, valorização das cores e do claro-escuro e dramaticidade.
- Temas da pintura - fatos reais da história nacional e contemporânea da vida dos artistas, natureza, as emoções humanas e a mitologia grega.
- Escultura - tem poucas mudanças, retomou um pouco ao estilo gótico da época medieval, gerando o neogótico.
Alguns artistas que se destacaram:
- Goya;
- Turner;
- Eugène Delacroix;
No Brasil
No Brasil o movimento teve seu foco no nacionalismo e no Indianismo, mas foi num ambiente acadêmico que se formaram os principais nomes da geração romântica: Manoel de Araújo Porto-alegre, Victor Meirelles, Pedro Américo, Rodolfo Amoedo e Almeida Júnior. A dramaticidade foi especialmente buscada, salvo casos bem raros, assumindo os românticos locais um tom mais contido, mais poético.
(Rodolfo Amoedo: O último Tamoio, 1883)
Nenhum comentário:
Postar um comentário