sábado, 31 de outubro de 2009

Neoclassicismo

A Fonte, por Ingres,
1856, óleo sobre tela
O Neoclassicismo está identificado com a retomada da cultura clássica por
parte da Europa Ocidental em reação ao Barroco. No entanto propõe a discussão dos valores clássicos, em contraposição ao Classicismo.


Sua principal caracteristica foi o humanismo, antropocentrismo, resgate da cultura greco-romana.

  • Pintura - Tinha perspectviva, anatomia, artístíca e afrisco. Tons entre claro-escuro, também eram simétricas. Pintores que se destacaram: Jacques Louis David e Dominique Ingres.
  • Escultura- Era buscada inspiração no passado, trabalhava o individuo. Temas eram: históricos, literários, alegóricos e mitológicos. Estatuária: representou figuras de corpo inteiro ou bustos e relevos pouco pessoais glorificando e fazendo publicidade a políticos ou figuras importantes das cidades. Formas de Representação: eram nus ou semi-nus, formas reais, e composição simples. Técnica: Os acabamentos eram rigorosos e relevos de pouca profundidade. Materiais: mármore branco (que representava a pureza, limpidez e brilho) e o bronze, mas em menor quantidade.
  • Arquitetura - A arquitetura neoclássica foi produto da reacção anti-barroco e anti-rococó. Materiais: nobres (pedra, mármore, granito, madeiras). Progressos técnicos avançados, sistemas construtivos simples, formas regulares, geométricas e simétricas, uso de cúpulas e etc.
.
No Brasil

No país, a tendência torna-se visível na arquitetura. Seu expoente é Grandjean de Montigny (1776-1850), que chega com a Missão Francesa. Suas obras, como a sede da reitoria da Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro, adaptam a estética neoclássica ao clima tropical. Mesmo que sua fundamentação fosse de uma sociedade agrário-escravocrata e com um comércio relativamente atrasado, tendo um governo monárquico.


Na pintura, a influência neoclássica está submetida ao romantismo. A composição e o desenho seguem os padrões de sobriedade e equilíbrio, mas o colorido reflete a dramaticidade romântica. Um exemplo é Flagelação de Cristo, de Vítor Meirelles (1832-1903).




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário