sábado, 31 de outubro de 2009

Romantismo ♥

O romantismo não se encontra nem na escolha dos temas nem em sua verdade objetiva, mas no modo de sentir. Para mim, o romantismo é a expressão mais recente e atual da beleza. E quem fala de romantismo fala de arte moderna, quer dizer, intimidade, espiritualidade, cor e tendência ao infinito, expressos por todos os meios de que as artes dispõem" [Baudelaire]


  Principais características: a valorização dos sentimentos e da imaginação, o nacionalismo, a valorização da natureza e os sentimentos do presente como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.


  • Pintura - meio que volta ao barroco, composição em diagonal dando sensação de instabilidade, valorização das cores e do claro-escuro e dramaticidade.

  • Temas da pintura - fatos reais da história nacional e contemporânea da vida dos artistas, natureza, as emoções humanas e a mitologia grega.

  • Escultura - tem poucas mudanças, retomou um pouco ao estilo gótico da época medieval, gerando o neogótico.

Alguns artistas que se destacaram:
  • Goya;
  • Turner;
  • Eugène Delacroix;




No Brasil

No Brasil o movimento teve seu foco no nacionalismo e no Indianismo, mas foi num ambiente acadêmico que se formaram os principais nomes da geração romântica: Manoel de Araújo Porto-alegre, Victor Meirelles, Pedro Américo, Rodolfo Amoedo e Almeida Júnior. A dramaticidade foi especialmente buscada, salvo casos bem raros, assumindo os românticos locais um tom mais contido, mais poético.


(Rodolfo Amoedo: O último Tamoio, 1883)



Neoclassicismo

A Fonte, por Ingres,
1856, óleo sobre tela
O Neoclassicismo está identificado com a retomada da cultura clássica por
parte da Europa Ocidental em reação ao Barroco. No entanto propõe a discussão dos valores clássicos, em contraposição ao Classicismo.


Sua principal caracteristica foi o humanismo, antropocentrismo, resgate da cultura greco-romana.

  • Pintura - Tinha perspectviva, anatomia, artístíca e afrisco. Tons entre claro-escuro, também eram simétricas. Pintores que se destacaram: Jacques Louis David e Dominique Ingres.
  • Escultura- Era buscada inspiração no passado, trabalhava o individuo. Temas eram: históricos, literários, alegóricos e mitológicos. Estatuária: representou figuras de corpo inteiro ou bustos e relevos pouco pessoais glorificando e fazendo publicidade a políticos ou figuras importantes das cidades. Formas de Representação: eram nus ou semi-nus, formas reais, e composição simples. Técnica: Os acabamentos eram rigorosos e relevos de pouca profundidade. Materiais: mármore branco (que representava a pureza, limpidez e brilho) e o bronze, mas em menor quantidade.
  • Arquitetura - A arquitetura neoclássica foi produto da reacção anti-barroco e anti-rococó. Materiais: nobres (pedra, mármore, granito, madeiras). Progressos técnicos avançados, sistemas construtivos simples, formas regulares, geométricas e simétricas, uso de cúpulas e etc.
.
No Brasil

No país, a tendência torna-se visível na arquitetura. Seu expoente é Grandjean de Montigny (1776-1850), que chega com a Missão Francesa. Suas obras, como a sede da reitoria da Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro, adaptam a estética neoclássica ao clima tropical. Mesmo que sua fundamentação fosse de uma sociedade agrário-escravocrata e com um comércio relativamente atrasado, tendo um governo monárquico.


Na pintura, a influência neoclássica está submetida ao romantismo. A composição e o desenho seguem os padrões de sobriedade e equilíbrio, mas o colorido reflete a dramaticidade romântica. Um exemplo é Flagelação de Cristo, de Vítor Meirelles (1832-1903).




 

Realismo

Surgiu entre 1850 e 1900 nas artes européias, sobretudo na pintura francesa.
Principais caracteristicas - o cientificismo, a valorização do objeto, o sóbrio e o minucioso e a expressão da realidade.
  • Arquitetura - os arquitetos se voltam mais pelo lado das necessidades atuais, no que precisava na época como a criação de hospitais, bibliotecas, ferrovias e etc.
  • Escultura - sua principal caracteristica é a fixação do momento significativo de um gesto humano.
  • Pintura - representa a realidade, o pintor buscava representar o mundo de maneira documental, não tentava "melhorar" a natureza, a beleza estava na realidade tal qual ela é, denunciava injustistas e desigualdades.
Principais artistas:
  • Édouard Manet;
  • Gustave Coubert;
  • Honoré Daumier;
  • Jean-Baptiste Camille Corot;
  • Jean-François Millet;
  • Théodore Rousseau; 


(Uma das principais criações foi Torre Eiffel, foi criada em 1889 em Paris, por Gustavo Eiffel)


No Brasil

A partir da extinção do tráfico negreiro, em 1850, acelera-se a decadência da economia cafeeira no Brasil e o país experimenta sua primeira crise depois da Independência. O contexto social que daí se origina, aliado à leitura de grandes mestres realistas europeus como Stendhal, Balzac, Dickens e Victor Hugo, propiciarão o surgimento do Realismo no Brasil.

Rococó

O Rococó surgiu depois ao Barroco, ele surgiu na França.
Suas principais caracteristicas eram o uso de muitas curvas e elementos decorativos como laços, passava a sensação de leveza e alegria.

  • Arquitetura - As cores eram mais pasteis, as texturas eram suaves. Foram restaurados vários mosteiros, igrejas e palácios.
  • Escultura - Eram como que isoladas, com uma existencia própria, tinha um equilibrio, foram criados anjos e santos de tamanho maior.
  • Pintura - Era uma arte alegre e sensual, ingênuas e maliciosas, um jeitinho mitológico.
Um dos principais artistas foi Johann Michael Fischer (1692/1766) foi um arquiteto alemão, que restaurou várias igrejas, mosteiros e palácios.


(Escultura de Johann Michael Fischer em sua cidade natal)

No Brasil, o rococó participou no mobiliário do século XVIII e foi chamado de “estilo Dom João V”.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Barroco


    O estilo Barroco surgiu no século XVII. Sua principal cacteristica foi o Teocentrismo (Deus no centro do universo), basicamente todas as suas obras são encontradas em interiores de igrejas, elas passam uma sensação de instabilidade, as cores mais usadas nas pinturas são as quentes, obras muito exageradas que acabam fazendo um apelo dramático e emocional ao observador.

    Ocorreu uma certa diferença entre as igrejas da Europa e do Brasil. No Brasil pelos imigrantes não terem um total conhecimento sobre as estruturas das igrejas, não conseguiam fazer "copias perfeitas" das igrejas "tradicionais", por isso as igrejas eram revestidas com muito ouro, e por terem tantas riquezas acabavam se tornando belíssimas.